Paulo Freire: Educar para Esperançar.

A



palavra educar origina-se do latin ec-ducere que siginifica eduzir. No alemão, corresponde á palavra erziehen, formada por ziehen, que significa puxar, arrancar; e pelo prefixo er que denota um movimento completo para fora. Logo, educar é trazer para fora, é extrair de uma pessoa algo que a torne transfromada. É, de certo, tambem, uma ação interativa e dialética realizada entre as pessoas que atuam na sociedade e nela estão imersas. Bem assim, educação é o processo que renova uma pessoa, extraindo-lhe ou libertando-lhes suas potencialidades criadoras. Ou como diria Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido:"Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".







sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tecnologia e Educação: Novos tempos, Outros Rumos

A tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizendo com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.
O compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado, através das várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso da tecnologia para superar os limites de espaços e tempos, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento.
Esta amplitude de possibilidades- quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador do pensamento racional, estético, e ético e humanista requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional: isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam torna-se significativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
Por outro lado, não se pode deixar de conhecer e de tratar as questões específicas destas possibilidades e suas inter-relações. Este nível de compreensão é que dá mobilidade para o profissional lidar com o inusitado de forma criativa, reflexiva, crítica e construtiva, rompendo com isso a aplicação de soluções prontas ou práticas padronizadas.
Tais soluções e práticas não encontram eco no paradigma atual, no qual se torna evidente a necessidade de integração entre a gestão administrativa e gestão da sala de aula, dos recursos tecnológicos e das áreas de conhecimento. O pensamento- ação exigido precisa considerar o movimento e a articulação entre o individual e coletivo, parte e todo, processo e produto, teoria e prática, ensino e aprendizagem.
O foco desta série de cinco programas, que será apresentado no programa SALTO PARA O FUTURO/TV ESCOLA de 23 a 27 de setembro, é retratar a abrangência do uso da tecnologia no âmbito da educação, considerando a diversidade de formas de aprender e de ensinar. Ao mesmo tempo, cada programa dará ênfase nas questões particulares constituintes do seu universo, visando com isto propiciar aos participantes momentos de indagação e de aprofundamento acerca dos temas abordados.
Veja mais:

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Crianças Agresivas: Como Lidar com Elas?

A infância é o período mais rico e importante da vida de qualquer pessoa. Nesta fase são absorvidos valores e despertados talentos.
Muitos comportamentos adultos têm suas primeiras manifestações nesta saudosa fase tão linda e inocente.
Crianças na primeira infância muitas vezes expressam mordendo, gritando, beliscando ou chuatando. Antoniele Fagundes, Consultora Familiar e dona da empresa Babá Ideal, explica que nos primeiros anos de vida as crianças estão aprendendo como funciona a sociedade e quais suas potencialidasdes. Testar as capacidades que nosso corpo pode fazer como chtar e gritar ou expetimentar o corpo de outra pessoa, mordendo ou beliscando é um importante aprendizado.
Caso esse comportamento perdure ou aconteça de forma exacerbada, pode ser um sinal de que algo não esta bem. Os pais devem estar atentos aos ataques de agressão e conveersar de forma firme, mostrando que a criança pode adquirir oq ue deseja sem ter que machucar o outro. "O castigo pode ser temporariamnte satisfatório para os pais. No entanto, pelos exemplos que tenho acompanhado, apenas dá uma pausae faz a criança muitas vezes ficar mais tensa ao ter que lidar sozinha e quieta com aquelas sensações de euforia e agressividade", aponta Antoniele.
Há casos em que os pais se culpam pelo pouco tempo passado com os filhos e deixam de cumprir seu papel de orientador e disciplinador durante os momentos que estão jutnos. A permissivifade que atualmente existe em muitos lares é fator importante na observação de um quadro de agressividade infantil. " As crianças estão a todo tempo testando os limites do seu comportamento para saber até onde podem ir. Quando os pais ou educadores não impõem regras claras e firmes, a criança sofre com falta de alguém para limitar suas ações" esclarece a consultora.
Regras e limites são importantes para que as crianças apredam a controlar seus impulsos agressivos e lidar com frustrações para conviver em sociedade de forma saudável. A falta de oreintação e çimites permitem que a criança cresça desestruturada. Pais com posturas firmes e carinhosa conseguem equilibrar a situação.
Para familias que já tentam diversas maneiras de conter atitudes negativas de seus filhos e mesmo assim possuem dificuldades em conseguir uam solução definitiva, a consultora familiar tem muito a oferecer. Através de conversas esclarecedoras, os pais podem se dar conta que pequenos gestos contribuirão para a felicidade maior do filho e harmonia familiar.
Autora:
Antoniela Fagundes
Acesse:
http://www.babaideal.com.br/

Visite sala de literatura Infantil






Muito interessante!


Uma ótima opção para trabalhar informática com a Educação Infantil.

Visite:

terça-feira, 13 de julho de 2010

A Importancia da Informática na Educação Infantil


Tudo que nos rodeia é tecnologia pura. Sendo assim torna-se imprescindível abrir nossos horizontes para as formas mais eficazes de aprender a lidar com todas as inovações que estão surgindo no mercado.
O computador é uma tecnologia de extrema importância para todos nés e desde de pequenas as crianças são atraídas e fascinadas por ele.Nós educadores, devemos entao tornar esse aprendizado prazeroso valendo-se de diveros recursos para que a criança seja instigada a pensar e agir,utilizando-se da maquina como um acessório de grande valia para o desenvolvimento de sua aprendizagem.
A escola então tem um papel fundamental na construção do uso dessa tecnologia.
Educar é um ato de amor.
A pessoa que educa é um escultor moldando um mundo melhor.